(21) 2416 2392

Exercícios Físicos na Prevenção do Câncer
e Durante o Tratamento

Segundo pesquisa do INCA em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer, adotar uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas pode prevenir 19% dos cânceres. Nenhum tratamento farmacológico ou avanço tecnológico mostrou o mesmo desempenho. Sendo assim, manter o tripé: alimentação saudável, exercícios e não tabagismo é a melhor forma cientificamente comprovada de se prevenir contra o câncer.

E não é só na prevenção que a prática de exercícios físicos faz diferença. Pesquisas recentes apontam que ela é grande aliada durante o tratamento e depois também. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias não só ajuda a minimizar os efeitos colaterais como aumenta a probabilidade de cura e diminui as chances da doença voltar. A mesma prática diminui o tempo de recuperação pós-tratamento.

A caminhada de 30 minutos (ou exercícios similares) deve ser praticada todos os dias por todos que não têm contraindicação médica ou comprometimento motor.

Obesidade e sedentarismo são fatores de risco de câncer. Mas não é apenas quando associado à obesidade que o sedentarismo se torna fator de risco. Homens e mulheres com alto Índice de Massa Corpórea e fisicamente ativos apresentam menor chance de desenvolver câncer do que aqueles igualmente acima do peso e sedentários. Pessoas acima do peso não devem desistir da prática de exercícios acreditando que não trará resultados benéficos!

Se você está acima do peso e não está conseguindo emagrecer, não desista da caminhada diária. Os benefícios dela não estão apenas relacionados à perda de peso. Continue dando o seu melhor a cada dia e não meça seu sucesso através do ponteiro da balança! O importante é manter o hábito de se movimentar sempre e seu corpo estará se beneficiando mesmo que ninguém perceba.

Mas como a atividade física pode auxiliar na prevenção e tratamento do câncer sem ser apenas ferramenta de combate à obesidade? A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre os mecanismos biológicos envolvidos nesse efeito protetor e restaurador, embora a existência dele esteja cientificamente comprovada. Uma hipótese é que os músculos quando trabalham reduzem os níveis de insulina do sangue, além dos chamados "fatores de crescimento", que têm sido associados ao desenvolvimento de células malignas. No que diz respeito ao auxílio à quimioterapia, a teoria é que movimentar-se provoca o aumento da respiração e circulação, e esses agem aumentando a eficiência do corpo em depurar toxinas.

Em conjunto com as terapias convencionais de tratamento de câncer (radioterapia, quimioterapia e cirurgia) os exercícios físicos têm mostrado resultados surpreendentes. Os números chegam a 60% de redução de recidiva (o câncer reaparecer) para mulheres em tratamento contra câncer de mama que iniciaram ou mantiveram a prática da caminhada. Os resultados são igualmente impressionantes para câncer de cólon entre homens e mulheres: a prática de exercícios durante o tratamento diminuiu a chance de óbito por recidiva do câncer em 50%.

E tem mais: Outros fatores de risco - idade, sexo, índice de massa corpórea, tamanho de tumor, número de gânglios invadidos, tipo de quimioterapia e sedentarismo antes do tratamento - não influenciaram negativamente os benefícios da caminhada diária.

O maior obstáculo à prática de exercícios durante o tratamento é a fadiga. Leigos não pensem que é preguiça! A fadiga é um efeito colateral às terapias contra o câncer que diminui muito a qualidade de vida do paciente. A boa notícia é que justamente perseverar no hábito da atividade física ajuda a amenizar esse problema. E não apenas esse. Mover-se todos os dias diminui a fadiga, a depressão, a caquexia (emagrecimento severo) e também náuseas e vômitos.

Se você está fazendo tratamento contra o câncer ou está se recuperando dele, converse com o seu médico sobre a possibilidade de praticar a caminhada diária ou exercício similar (natação ou hidroginástica, por exemplo). A prática de exercícios aumenta as chances de sucesso do tratamento, diminui os efeitos colaterais (inclusive a fadiga!) e diminui as chances do câncer voltar. Não deixe de praticar exercícios por estar acima do peso. A sua prática traz benefícios que vão além do que a balança mostra. Também não deixe de praticar por achar que não seriam benéficos no seu caso: as pesquisas têm indicado que eles trazem resultados mesmo para grupos de risco. Procure estar sempre ativo fisicamente. Exercícios físicos e alimentação saudável são decisivos na luta contra o câncer. E é claro, nunca fume.